por: Joaquim Tiago

Já dizia Salomão que a vida sem sentido não tem valor. E que sentido pode ter a vida? (Ec 7.15) Assistimos a vida em cada momento mudar o sentido e desenvolver outros valores. O amargo ficou doce e o veneno virou antibiótico, a inversão de valores que comumente muda o bem estar, é o bem que cada um quer ter.
A regra geral é que cada um faça por si o que pretende fazer para todos. Primeiro eu passo na frente e executo meu direito depois o que sobrar é seu. Faça por mim antes que você mereça, mesmo que tenha que lhe obrigar por direito constituído e o resultado e que cada vez mais o que cada um faz é por si.
Não há um sentido para todos ajudar uma pessoa, cada um no seu estado de ser, há um sentido que domina a todos, cada um por si, cada pessoa luta por seu reino, o do umbigo. “Não há quem faça o bem, nenhum sequer”. “O bem que eu quero esse eu não faço, mas o mal que eu quero a sim, essa ta na mão.” (Rm 7.18)
Então a vida foi entregue aos bens de valores, mas quanto custa o sentido dessa maneira de ser? Quanto custa o cultivo dessa espécie de frutos?
Assistimos o progresso dos bens para vida de todos, o Brasil agora é um país emergente com grandes chances de crescimento, inclusive na corrupção, porém vemos também que os mesmos bens em crescimento tem causado muita dor e sofrimento, seus valores são altos e cheios de ilusão. Os espíritos de muitos continuam cativo. O universo ficou inútil e a natureza esta gemendo de dor como uma mulher em trabalho de parto. (Rm 8.1) Poluição de todas os modos, epidemia do Crack, violência de várias formas, morte no trânsito, presídios lotados, escola que não consegue educar, políticos cada vez mais corruptos, emprego que mais parece prisão, cadeia, loucura e muita gente com depressão. Divisão de renda com gente passando fome e jogador de futebol ganhando mais de 1 milhão por mês de salário. São os valores de cada bem?
Paulo deixou um recado para comunidade de Roma que o que sofremos durante nossa vida pode não ser comparado de nenhuma maneira com a glória que nos será revelada no futuro. (Rm 8.18) E ainda Paulo continua em sua explanação que o universo ficou inútil e a natureza e todo ser vivo está à espreita, na esperança, ansiosamente, sofrendo como uma mãe em trabalho de parto esperando a manifestação no porvir dos filhos de Deus.
Foi por meio dessa esperança que fomos alcançados pelo Espírito Santo. Nós também gememos por dentro, sofremos o dano e o horror com toda corrupção que nos atinge. Estamos esperando que nos faça seus filhos.
Pensamos em desistir, abrir mão, sofremos os dias, esses em que o mal resolveu governar. Ficamos cansados de ver como o mundo esta. Estamos endividados com recursos naturais que vão acabar, temos acesso a tecnologia com recursos que não acabam, mas nos deixará no vazio. Temos o terrível sentimento de que nada esta bom e falta alguma coisa.

Quais são as coisas que cooperam para seu bem hoje?

Se esta vida já não tem mais sentido. Se as coisas, o sistema, e os bens não estão cooperando para você e para mim, o que está faltando?
Falta algo que não encontraremos no mercado de qualquer ramo porque não esta a venda.
AMAR A DEUS! Para o bem dos amantes as coisas da vida vão cooperar, pois a vida só tem sentido se a pessoa amada esta sendo louvada.
Como amar a Deus, o dono do amor? Como Jesus ensinou ao mestre da lei, com toda força e entendimento, acima de todas as coisas. Esse amor é externado ao próximo assim como faz sentido para nós amar a nós mesmo, querer os mesmo bens com os mesmo valores para todos. (Mc 12.28-34)
João, o discípulo amado foi mais longe e disse que não faz sentido amar a Deus sem amar o próximo, pois como amaremos a Ele que não vemos se desprezarmos ao que vemos. João vai cada vez mais longe afirmando que quem não ama não conhece a Deus porque Ele é amor e foi assim que demonstrou seu amor a nós enviando seu filho ao mundo. Os que permanecem no amor permanecem em Deus. (I Jo 4)
Como funciona no seu dia-a-dia? Acho que um bom exercício é saber como você lida com o dinheiro, mesmo sendo pouco. (Tg 5.1-6)

O bem da vida

Qual é o maior bem para vida? Qual o bem que deveríamos estar buscando e cultivando como cultura? Qual a esperança que alimenta nossos corações?
As coisas que hoje trabalham juntas são mesmo para o seu bem? Os que amam o Senhor o honra tendo como prioridade e escolha de primeira mão. Quando assim entendemos e assim andaremos nessa terra perante a face do mal sem temer.
Quando encaramos a honra de amar a Deus, podemos de coração aberto falar e viver como Paulo em alto e bom som:
“SE DEUS ESTÁ DO NOSSO LADO, QUEM PODERÁ NOS VENCER? NINGUÉM!” (Rm 8.31-34)
“QUEM NOS SEPRARÁ DO AMOR DE CRISTO?” Quem? O mal desta vida?
Quanto mais próximo de Cristo estiver, estarei bem com a vida e o mal ficará sem sentido.
Estas são as coisas que cooperam sempre para o bem do meu amor!

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com seu propósito.” (Rm 8.28)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s