A boa notícia: O evangelho é do Reino

Joaquim Tiago

Quando virá o fim? Segundo o relato de Cristo, quando for anunciado o evangelho a todas as nações. (Mt 24,14) Para mim, se ele não chegou ta mais próximo do que nunca.

Os evangélicos tem crescido no brasil, parece que somos hoje cerca de 40% da nação, é o grande filão comecial do momento, despertou a atenção das grandes gravadoras e foi moeda decisiva na disputada pelos politicos para apoio nas eleições de deputados, governadores e presidentes.

A cidade onde moro, Ipatinga/MG, não fica atrás, dos cerca de 240 mil abitantes quase a metade já são evangélicos ou já passou por uma denominção. A cidade também é líder no rank dos chamados desviados, aqueles que não frequentam mais uma igreja evangélica mas já esteve por lá. Temos também megamalucos de plantão que acreditam que sozinhos vão consquitar toda a cidade para o evangelho e que sua denominação é a tal igreja do avivamento, um termo que relembra os avivamentos históricos onde muitas pessoas se convertinham ou se tornavam evangélicos.

Já temos também evangélicos com várias culturas e modas, os seguimentos culturais variados, os das tribos urbanas em todos os estílos que se possa imaginar, os conservadores, os evangélicos da classe alta, os da classe média e os da classe baixa. Os varidos seguimentos e templos com costumes e doutrinas também variáveis, seguindo cada uma a interpretação dos líderes que teve uma nova revelação da última hora que vai salvar os evangélicos de suas disvirtuadas idéias e abalar o mundo (isso que é fé).

Dentro da história teológica existem as classificações que são: históricos – nascidos da reforma protestante, logo depois os carismáticos – que aceitam os dons dos Espírito, e os pentecostais – nasceram com o mover do Espírito Santo evidenciando línguas estranhas e agora mais recente os Néo-pentecostais – estãos ligados a curas divinas e a teologia da prosperidade. Estes últimos foram tema de um concílio feito pela  Igreja (histórica) Presbiteriana.

 

Com tantos ramos e tantas vertentes, com tantas modas e conceitos o que seria ser hoje evangélico? O que de fato é o evangelho? Se você é evangelico, o que isso significa?

O termo é grego – evangelion – que é boa nova, evangelizestai – anunciar as boas novas. É provável que o NT reflita o uso da palavra evangelion que na época dos romanos serviam para anunciar o nascimento de um herdeiro do César ou das ascensão de um Cesar ao trono. No lugar dessas boas novas o NT coloca a suas próprias boas novas sobre o nascimento do único salvador verdadeiro e da vinda do maior reino de todos.

Então o que seria ser evangélico? Portador de uma boa notícia, ser também esta boa notícia. É como se ós evangélicos voltassem para as pessoas e o mundo afirmando: Temos uma boa notícia para vocês! Ou se todos perguntasse para cada um dos evangélicos, qual é a boa notícia que você trouxe para mim, para nós? Que notícia é essa?

 

Jesus Cristo tráz a boa notícia: O evangelho da vinda do Reino. Mt. (4,23)

O Reino chegou! Jesus identifica a boa notícia a si mesmo como motivo de renuncia e arrependimento para ser parte também do Reino.

Jesus aplica a si mesmo a tarefa do portador das boas novas do reino. (Is 61,1 –Lc 4,18)

A boa notícia é a justiça de Deus feita a nós atravéz da obra salvifica da cruz, da redenção e recolocação a posição de filho e submisso ao primogênito entre muitos irmãos, o segundo Adão perfeito.

Acabou a rebelião, acabou a desobediência, nosso mestre obdeceu até a morte e morte de cruz eu também devo levar a minha cruz para estar e ser cidadão deste Reino.

Nossa missão é sermos evangélicos verdadeiros. (Mt 24,14)

Ser evangélico é tambem ser a boa notícia para todo o mundo, levar a boa notícia a todas as pessoas, e qual é esta boa notícia? Existe um Rei e um Reino e Ele quer te salvar deste reino de trevas e de morte.

Obdeçer a Jesus é aceitá-lo como seu salvador para ser livre, seja uma pessoa diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa para experimentar a perfeita e boa vontade de Deus. (Rm 12,1-2)

A boa notícia é que o evangelho é do Reino.

Ser evangélico então é muito mais do que ser parte de uma estatística numérica, é muita mais do que uma moda ou fazer parte de uma religião, denominação ou ter parentes evangélicos.

Ser evangélico é também ser portador desta boa notícia, ser para o mundo esta notícia e ela deve ser anunciada em todo os cantos, por todos os lugares. Os evangéilicos deveriam chegar nos lugares mais inóspitos desta terra e para as pessoas mais angústida que encontrarem e dizer o seguinte: Eu tenho uma boa notícia para te dar, o Reino chegou e a salvação também, basta você crer e nós vamos lhe ajudar, nós somos sal da terra e a luz do mundo junto com Cristo Jesus.

Jesus anunciou aos homens a boa notícia do Reino de Deus. Foram boas notícias porque o momento esperado e anunciado pelos profetas havia chegado. E também são boas notícias porque Deus, em seu amor, mandou seu filho, não para condenar o mundo, mas para salvar o mundo.

Ser evangélico é também ser esta notícia e levar a todos quantos for necessário.

“E as boas-novas do Reino serão pregadas pelo mundo inteiro, para que todas as nações as ouçam, e depois virá o fim.” Mt 24,14

4 comentários em “A boa notícia: O evangelho é do Reino

Adicione o seu

  1. Primeira visita ao seu cantinho, bom ler quem agente sabe ver, não basta tentar compreender o que um homem quer dizer com suas palavras, essas palavras só poderão ser interpretadas a luz de quem as diz. Ainda meu amigo que não possa acompanhá-lo com meus olhos para posteriormente consultar aquilo que escreve, estarei acompanhando suas linhas, até que chegue a esse homem que com pés formosos anuncia a paz.

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑