Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram:

_”Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir”.
_”O que vocês querem que eu lhes faça?”, perguntou ele.
Eles responderam:

_”Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda”.
Disse-lhes Jesus:

_”Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado? ”
“Podemos”, responderam eles.

Jesus lhes disse:

_”Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados”.
Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João.
Jesus os chamou e disse:

_”Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês.

Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.
Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.
Marcos 10:35-45

 

Para descobrir nosso chamado geralmente ficamos perdidos e preocupados, vamos direto em algum teste e fazemos análises profundas do que se fazer com a vida, saber como ela é e como deveria ser.

Entre o chamado, o dom e o talento estão incluído sempre o que sabemos fazer, o que gostamos de fazer e o que da sentido ao que fazemos e somos. Alguns casos interessantes de pessoas dons são quando passam a serem conhecidas pelo que fazem ou com o que trabalham, ex: O José pedreiro, “Jão” jardineiro, Lurdes “fessora”, “Toin” mecânico e vai por ai. Outros ganham apelidos carinhosos como mão santa, deus da guitarra, o rei do baião, o rei da bola, pai dos burros, rei do pop e muitos outros.

Quando estamos buscando sentido pra vida estamos em busca também do que fazemos, do que podemos fazer com a vida. O FAZER e o SER tem o mesmo sentido no original da palavra. Em Genesis encontramos o texto da origem onde Deus esta expressando quem é quando fez as estrelas, a terra e a natureza; quando disse façamos o homem conforme a nossa semelhança. Deus quando esta trabalhando e fazendo esta expressando quem é, é seu ser em ação.

Para nos conhecer melhor, saber quem somos é bom saber qual é nosso chamado do que fazemos com vida que o próprio Deus nos deu.

 

O seu chamado de Cristo

Quando você é discípulo de Cristo seu chamado passa pela ótica do seu Reino, antes de saber em que área você vai atuar.

O chamado do discípulo é para ser servo como Cristo foi, servo fiel até a morte (Fp.2).

Acredito que neste conflito de idéias e ideal, de saber quais funções desempenhar vemos Jesus resolver tudo. Fomos chamados pra servir e quando abraçamos a cruz de Cristo e vamos a luta acabamos descobrindo talentos e dons e qual área de atuação temos maior desenvoltura.

Transferimos alguns trabalhos correndo do serviço, falamos que não é nossa área de atuação, mas as necessidades e práticas de serviço acaba revelando nossa área natural de atuação.

No dito popular: “a ocasião faz o ladrão”, mas pode fazer também o talentoso dom. Serviço, dom e talento requer disciplina e planejamento para servir com excelência e aproveitamento.

No Reino de Deus inaugurado por seu filho o seu chamado é de ser como Ele, ser servo como Cristo. O Reino de Cristo é lugar de servos fieis e o serviço de amor.

 

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Mt 6:33

Anúncios

2 comentários sobre “Qual é o seu chamado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s