prayer

 

“… Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” 1 Pedro 5:5-7

Pessoas gostam muito de ser auto suficientes. Dificilmente baixamos a guarda e procuramos sempre se auto medicar e resolvermos nossos problemas sozinhos sem que tenha que depender dos outros, principalmente o macho orgulhoso de ser homem e em alguns casos mulheres modernas que agora invertem o papel. Fomos criados e educados para sermos autossuficiente, independentes e em certo grau e área algo positivo como poder amarrar o cadarço sozinho e atravessar a rua sem precisar de ajuda. Também fomos criados e educados para ser emancipados da dependência do outros, do mais próximo, não gostamos de depender de pessoas e a família moderna esta separada em suas regras de sobrevivência.

Pelo contrário nunca fomos tão independentes assim, apesar de acreditarmos, termos bastante fé que somos auto suficientes. Lembra da música do Renato Russo e Flávio Venturine? “Se você quiser alguém em quem confiar / Confie em si mesmo / Quem acredita sempre alcança” – é a fé que professamos quando acreditamos que somos tão capazes. Desde o nascimento e até nossos dias o fato é que sempre estamos ligado a ajuda de alguém e mesmo que forçadamente iremos ter que auxiliar também. O que nos revolta profundamente e socialmente é quando somos usados, pelos governos instituídos politicamente e por outras instituições, faz parte do sistema capitalista usar as pessoas em benefício próprio. Fazemos parte de uma grande rede de dependência onde algumas ligações e entrelace não estão certos, não esta na posição correta, tudo isso por causa do pecado, por causa do egoismo. A crise esta exatamente aqui, em ser dependente e não querer depender, e como enfrentar a situação e encontrar a cura?

ORAÇÃO!

Oração não é para os fracos, oração é para gente forte em reconhecer que é extremamente fraco em se auto resolver, auto se ajudar e insuficiente na matéria vida. O sistema que governa o mundo não vai gloriar quem se coloca nesta posição de insucesso e de fracasso, a glória é de quem está estável, de quem conseguiu, de quem venceu ou se venceu pelas auto-afirmações do positivismo. Dentro do sistema você quase não vê assim, mas a todo momento entre os dominadores do ar, o sons e as vozes chegam a sua consciência para sua auto-afirmação. Só ora e participa de encontros de oração os fortes que resistem a auto-ajuda e busca ajuda do auto, do altíssimo!
“Pedir ajuda esta na raiz da oração: o próprio pai-nosso consiste num conjunto de pedidos. A oração é uma declaração de dependência de Deus”. Philip Yancey

Você depende de quem?

Joaquim Tiago
03/07/13

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s