Imagem

 

“A igreja é o corpo de Cristo; ela completa Cristo, o qual completa todas as coisas em todos os lugares.” Paulo aos Efésios, 1.23

 

A igreja/corpo tem duas dimensões já dizia o pensador, uma é o ORGANISMO a outra é a ORGANIZAÇÃO, vemos acontecer assim nas cartas paulinas quando o apóstolo a inaugura e instrui, corrige e ordena. O desafio é fazer/ser um ORGANISMO vivo maior do que simplesmente uma ORGANIZAÇÃO. Sempre vamos conviver com essas duas dimensões juntas, em um momento a  ORGANIZAÇÃO fica maior e noutro o ORGANISMO pode superar e é bom esta superando a ORGANIZAÇÃO. Convivemos sempre com as duas dimensões, em nossa família e casa também é assim, enquanto parentes e com laços sanguíneos somos um ORGANISMO e quando temos papéis definidos como pai, mãe, filhos, irmãos e todos as outras funções necessárias e saudáveis, somo uma ORGANIZAÇÃO. 

E o que é ser igreja? Qual o seu propósito? Paulo responde na carta aos Efésios com uma clareza e profundida de excelência, existe definições em outras também. A igreja que é corpo de Cristo é uma grande novidade no Novo Testamento, a geração de um novo povo Nele, a geração de um povo Dele pela graça e pela fé. A um chamado para esse povo, paras as pessoas que estão Nele (Ef 1.11), para as pessoas que foram escolhidas como seu povo mediante a união com Cristo. A igreja/corpo/povo vai reinar com Cristo e habitar o celestial (Ef 1.22), participar com o Mestre e submisso a Ele num retorno ao Rei e ao seu Reino, em outras palavras e claramente dizendo, esse povo unido com Ele vai trabalhar com Ele e para Ele, completá-lo onde for, em todos os lugares (Ef 1.23), o verdadeiro corpo vivo de Cristo, o ORGANISMO vivo que manifesta Cristo e se ORGANIZA para esse trabalho. 

Se nós que estamos unidos com Cristo somos sua igreja/corpo/povo, onde de fato estamos manifestando Ele? 

NÃO existe corpo sem funções, sem comunhão e congregação, o corpo é universal mas as manifestações são locais e necessárias! Ninguém é igreja sem corpo, ninguém é igreja sozinho ou em casa convivendo consigo mesmo e com suas dúvidas. Você pode estar congregando, participando de outra comunhão que não seja de Cristo, mas a Dele é agregação e participação, é comunidade. As vezes encontro pessoas que estão ligadas a uma organização e não estão ligados ao organismo e é muito fácil falar que participa de uma organização com um nome bem legal (Ex. Grito de Alerta), mas esta fora do organismo, não sente o organismo, não pensa, não sofre, não respira, não anda, não enxerga as necessidades e não respeitas as pessoas que funciona em seus papéis como pastor, evangelistas, mestres e demais dons (Ef 4). Dentro de uma família ser amigo do pai é fácil, difícil e receber a varadas e ser disciplinado, participar de uma organização é fácil, difícil é ser disciplinado pelo organismo e respeitar as funções existente. Há… mas eu acompanho pelo Facebook, eu vejo pelo Youtube, eu baixo pregação do pastor fulano de tal e tudo é muito virtual, sem cheiro, sem vida e sem comunhão, em certo grau pode valer a pena mas nunca vai substituir um abraço e um parto de mão, uma oração recebida pelo outro, dessa forma você nunca vai sentir o organismo, vai só se organizar para ficar vendo bem de longe. 

“O universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que seus filhos realmente são.” (Rm 8.19). E Jesus pergunta, cadê você? Onde esta você meu filho, o Universo esta esperando a sua manifestação e Ele já lhe capacitou, já lhe deu dons, claro, e se você estiver em Cristo, o cabeça do organismo e não apenas na organização. 

Não adiante a igreja ser apenas “igreja” numa festa, num encontro de amigos para falar coisas desnecessárias e rir do nada, não adianta manifestar igreja apenas socialmente e organizar rituais sem sentidos. Organizações saem de moda, caem em desuso, mas o organismo não, o Cabeça do organismo sempre vai trazer vida e edificá-lo. Ele te chama para voltar para o corpo onde tem vida. Não adianta chamar seu amigo funcional de pastor e não receber a disciplina necessária que deve preparar o povo para o serviço cristão, afim de construir o corpo de Cristo e também para sermos maduros o suficiente para alcançarmos a a altura espiritual de Cristo (Ef 4.12,13). Ser igreja/corpo é muito mais respeito e responsabilidade missional do que ser uma organização “séria”, pessoas estão sofrendo e esperando essa manifestação. Ser do organismo é toda União com Cristo, não é simplesmente dizer que seja apenas uma união em uma organização, quem esta numa organização de fato respeita o que organismo diz o que a organização vai cumprir, se organizar para expressar quem é e não o contrário, funciona Nele e para Ele. 

Jesus Cristo disse a Pedro e seus discípulos que vai edificar a sua igreja e que as portas do inferno não vai prevalecer contra ela, principalmente todas as vezes em que ela se manifestar (Mt 16.13-19). Uma pessoa importante e colocada ai na sociedade nos respiramos, mas um Deus seu povo adora, a igreja/corpo foi chamada para adorar ao Senhor em espírito e em verdade, isto é, em tudo que se é e em tudo que faz, servindo a Deus e as pessoas. 

Fico pensado se a gente que ser igreja realmente? 

Não quer manifestar quem não quer amar, não ama porque não quer sofrer, sofre mais quem vive com medo. Dizer que pertence a uma organização e não funcionar no organismo é mais fácil ainda, não se arrisca e vai viver uma crise existencial de quem se é de fato. 

No celestial com Cristo, nos ares ou no ar como registra Paulo em Ef 6. 10-20, existe uma guerra, uma luta universal entre os dominadores do ar, entre poderes e forças espirituais do mal, entre governos e autoridades deste mundo tenebroso, o povo de Cristo esta nesta batalha, ou nos armamos com a armadura registrada nesta carta ou não seremos nem organismo e nem igreja apenas um tentativa de organização. Não tem para onde fugir, “quem comigo não se ajunta, se espalha”! Não desanimem, Paulo afirma, orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus e pedindo ajuda Dele e por todo o povo de Deus. Seu chamado é estar unido com Cristo e fazer parte Dele em seu Reino, fora Dele e de seu organismo seremos somente mais uma organização quem um dia vai passar como outras que já não existem mais. 

Fora de Cristo não ha vida e você não viverá fora de seu povo/corpo/igreja.

 

Joaquim Tiago

08/07/13

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s