Belsazar

“TEQUEL significa ‘pesado’ – o senhor foi pesado na balança de Deus e não atingiu o peso necessário.” Daniel 5.27

Quando você ler Daniel no capítulo 5 se depara com uma história incrível. Depois de organizar uma grande festa onde o vinho correu livremente, o todo poderoso rei babilônico teve uma idéia das mais perigosas do mundo. Como se já não bastasse aquela orgia entre mulheres e amigos, entre os “roques” como dizem os adolescentes mineiros, ele se esqueceu ou nem sabia (como muitos que conheço) do que é sagrado. O rei manda buscar as peças saqueadas do templo de Jerusalém para vangloriar-se. O verso 4 relata que enquanto bebiam e cantavam acompanhando as letras faziam louvores aos seus deuses, o que hoje não seria diferente quando se adora Mamon e suas marcas globais de bebidas, tempos diferentes, “roques” e deuses atuais.

Em uma das suas plenárias o pastor Ed René disse que mexer no sagrado é como chacoalhar nitroglicerina, composto químico explosivo obtido a partir da reação de nitração da glicerina, explode facilmente. Foi o que aconteceu com Belsazar em sua festinha particular e que levou seu reino a ruína. No ambiente aparece um dedo escrevendo dizeres que eles nunca entenderam e que o levou ao desespero mais do que a fermentação toda ingerida. Mandou chamar todos os astrólogos e encantadores que tinham no seu reino, os “sábios”, mas ninguém entendeu ou conseguia discernir, somente um homem poderia ser capaz, ele foi capacitado, o então nomeado chefe da turma dos magos (Daniel 6.11), o homem mais inteligente do reino que era capaz de interpretar sonhos e resolver enigmas e mistérios muito difíceis solucionando os casos, Daniel.

MENE, MENE, TEQUEL, PARSIM

Contado e pesado e depois dividido entre seus conquistadores Medos e Persas. Belsazar mesmo sabendo o que havia acontecido com Nabucodonosor por causa do seu ORGULHO desafiou Deus brincando e mexendo com o sagrado, brincou com as taças sagradas enquanto louvavam deuses feitos de ouro, prata, bronze, ferro, madeira e pedra – deuses que não veem nem ouvem, deuses que não conhecem coisa alguma (Daniel 5.22-24) e nesses dias esses deuses só querem lhe da poder tomando seu dinheiro e sua família. “Nenhum de vocês louvou o Deus que dá vida, o Deus que controla as suas vidas” afirmou Daniel. Naquele mesmo dia Belsazar foi morto.

Quando você for em uma festa pergunta que adoração será feita no local e o que será sacralizado.

TEQUEL, quando Deus nos pesar em sua balança precisamos do peso necessário e não de tantas necessidades pesadas que nos leva a se encantar, esquecer e abusar do sagrado.

 

Joaquim Tiago

1/8/13

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s