monte roima

“Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo.” João 18:36

Quando Pilatos perguntou a Jesus se Ele era rei dos Judeus, Jesus devolveu uma outra pergunta questionando se a dúvida vinha dele ou se ouviu os outros que falaram a respeito dele. Pilatos em um tom de nervosismo por que foi inquerido também devolve com certa violência nas palavras – “acaso sou Judeu, foi seu povo que lhe entregou a mim”.(João 18.33-35)

O Senhor Jesus Cristo lhe informou: “O meu reino não é deste mundo. Se fosse, os meus seguidores teriam lutado quando eu fui preso pelos líderes judeus”, isto é, os mesmos judeus que me entregaram não são meus súditos e nem discípulos, se fossem teriam lutado por mim. “Mas o meu reino não é daqui”. (João 18.36) Pilatos mais intrigado ainda insistia de forma até curiosa – “Então você é rei?” e Jesus lhe faz pensar – “O senhor está dizendo que sou rei”. Confirmando o mistério – “Eu nasci para isso. Eu vim a este mundo para testemunhar a verdade. Todos os que estão do lado da verdade ouvem a minha voz” – Pilatos então entra na dimensão do querer ser renovado no que sabe e lhe direciona a pergunta mais universal e sem medo – “O que é a verdade?” (João 18.37-38)

O reino de Cristo não é deste mundo. De que mundo ele é ? O reino de Cristo não é do mundo de Pilatos, o mundo Romano e todo seu império presente e opressor, o reino de Cristo não é do mundo de Caifás e toda sua corja de assassinos poderosos, um mundo que jaz no maligno que estava profundamente corrompido atingindo em cheio o templo. O reino de Cristo não é daqui. É de que lugar? O reino de Cristo não é lugar da mentira e de engano! O Reino de Cristo é lugar e morada da verdade e todos que estão ao lado da verdade ouvem a voz Dele o Senhor da verdade.

Que é a verdade?

Joaquim Tiago
(28/8/13)

Deixe um comentário

