natal 2013

 

No evangelho de Mateus vemos logo no capítulo 1 o registro da genealogia de Jesus Cristo até seu nascimento. O grupo é magistralmente dividido em 14 gerações, caso especial de se ver na tradição das gerações contadas e das história que foi sempre recontada entre os Hebreus, a antiga tradição oral feito pelos mais velhos de suma importância, algo que foi perdido com o tempo, ainda mais em tempos de tanta mídia eletrônica. Existem casos como o meu de pessoas com eu de não saber quem foi realmente seu tataravô e nem da origem dos ancestrais.

Preservando a prática ritual lemos a preservação de toda uma grande e fascinante história da vida real de um povo que tem um imenso propósito existêncial, desde o chamado de Abrão até a vida de José o simples noivo de Maria. Segundo Mateus a genealogia foi dividida em três grandes grupos e três alianças, a de Abrão até Davi (Mt 1,2-6), de Davi até o cativeiro da Babilônia (Mt 1,6-11) e do cativeiro na Babilônia até o nascimento de Jesus (Mt 1, 12-16), uma aliança foi dada a Abrão, uma aliança foi dada a Davi e em Cristo temos a Nova Aliança em seu sangue (Gn 12, 1-3; 2Sm 7, 4-7; Heb 8, 8-3).

No pai da fé, em Abrão vemos o nascimento de um povo e depois todo seu desenvolvimento e ai temos outros grandes nomes dessa história, em Davi vamos ver o estabelicimento deste povo como nação, como reino, conquista e a glória de Israel e também toda sua queda, toda destruição pelos conquistadores e, foram dominados e exilados, sendo sempre exortados e corrigidos pelos profetas até que chegou um tempo de silêncio e preparação para a voz que clamou no deserto, e preparou o caminho para vinda do grande Messias, a verdadeira Glória de Israel.

Israel em toda sua glória não entendeu a missão de Deus e o propósito em sua vida que era trazer a história toda a Glória de Deus, seu filho amado e todo seu amor revelado. Foi necessário um esvaziamento quase que completo, um domínio tão forte como aconteceu para que através de um casal tão simples viesse ao mundo Cristo.

A glória de Israel é manifestar a Glória de Cristo, a nossa glória é manifestar a Glória de Cristo. Vemos na genealogia registrada em Mateus todo o esvaziamento de Israel para que Deus viesse em toda sua glória através de um simples e temente casal e um lugar muito simples quase anônimo.

O nascimento de Cristo paradoxalmente inagura um novo reino, porém o de Israel político é praticamente exterminado após sua crusificação, o nascimento traz toda Glória de para um novo Israel, um novo Israel para povos, tribos e nações, os filhos de Abrão pela fé. O apóstolo Paulo acredita em um remanescente para Israel e em seu retorno (Rm 10-12).

Qual a importância do nascimento de Cristo para todos os que fazem parte da Nova Aliança? Em Lucas 4, 14-22 quando Jesus voltou da Galiléia, cheio do poder no Espírito, ele começou a ensinar nas sinagogas e ai foi até em Nazaré onde havia nascido e foi em um sábado na sinagoga, na sua vez de ler o livro, ele tinha nas mãos o profeta Isaías e abringo leu a seguinte passagem:

“O Espírito de Deus está sobre mim;

Ele me escolheu para pregar a Mensagem das boas-novas aos pobres,

Enviou-me para anunciar perdão aos prisioneiros e

A recuperação da vista aos cegos,

Para libertar os oprimidos e indefesos,

Para anunciar: ‘Este é o ano em que Deus irá agir!’”

Isaías no capítulo 9, 6-7 traz a profecia do Menino que nascerá e que “o governo do mundo esta sobre seus ombros e Ele será chamado Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, principe da paz. Ele estenderá seu domínio e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre seu reino, estabelicido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre.”

Graças a Deus, a verdadeira glória de todos os que crêem, glorificado em sua humilhação, o menino nasceu e todo governo esta sobre Ele, seu Reino é de paz e dos humildes de coração, paz na terra aos homens de boa vontade.

Não existe outro governo paralelo, exsite uma rebelião dos que não abrem mão da sua glória e da sua vontade, uma rebelião que já tem seu fim, isso sempre será caminho de morte mesmo parecendo a estrada para ganhar a vida.

Um dia toda rebelião vai acabar porque desde que menino nasceu já temos um Rei, o mesmo menino será quem vai nos julgar pois é Dele todo direito de abrir o livro e Ele esta assentado a direita de Deus pai esperando a ordem para resgatar a sua Novia que faz parte Dele e o representa na terra e que o Espírito Santo esta preparando.

 

Feliz Natal é a Glória do Filho de Deus.

Feliz Natal e que paz reine em seu lar!

São nossos votos e desejos…

 

Joaquim Tiago e família.

(24/12/13)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s