Estamos bem próximo de 2014, mais uma virada de ano, um período termina e outro começa. Momento de reflexão, momento de avaliação, momento de passagem, momento de fazer o balanço e de pensar em novas pespectivas, novos desafios.

Os filhos de Deus em Cristo são chamados por Paulo de filhos da luz (Efésios 5,8), o Senhor nos ilumina e como espelhos refletimos a glória de Deus que é seu filho, a glória do seu filho foi todo seu sacrifício na cruz por amor e remissão dos pecados. Somos a luz do Senhor nesse mundo em trevas.

Paulo em sua carta aos Efésios afirma ainda (cap. 5, 3-8) para não andarmos com companias ruins, com gente atravessada, pessoas que só pensam em dinheiro, sexo e poder e que o Reino de Deus nunca, nunca será de gente imoral, gananciosa e idólatra.

Fomos chamados como filhos de Deus para andarmos como filhos da Luz.

Ter liberdade é maravilhoso e fomos chamados a liberdade, todos nós fomos chamdos a liberdade em Cristo Jesus, mas toda liberdade exige reponsabilidade, não existe liberdade sem disciplina e não podemos aporveitar a liberdade para das ocasião a carne.

O que é liberdade? Não é fazer o que todo mundo faz, ou o que se é condicionado a praticar, liberdade é ter poder de decisão, de escolha e no caso dos que estão em Cristo existe uma nova maneira de agir, não sengundo nossas paixões, mas a natureza de Cristo em nós. Isso não quer dizer que você esta preso a um processo religioso, mas que feliz é aquele que não ama sua própria vida mas também a entrega por amor a Deus e ao próximo. Se você tem liberdade para agir por conta própria tem também responsabilidade para saber como se deve agir.

Vou aproveitar dos conselhos de Paulo para lhe ajudar a ser feliz em 2014 e em sua reflexões mais profundas poder ter decisões e metas importantes que podem mudar sua vida profundamente.

1.    Vivam como filhos da luz! (Efésios 5, 8-9)

“Os frutos desta luz consiste em bondade, justiça e verdade”. Não faça o bem e o que é bom esperando retorno, o presente já lhe foi dado, a indentidade de ser o filho da luz, então brilhe, seja bom negando si mesmo, seja justo e não espalhe injustiça por egoismo e ame a verdade, seja verdadeiro para si mesmo e para seu semelhante;

2.    Não deixe que a escuridão afete sua visão, não ande em trevas onde você não se enxerga. (Efésios 5, 10-14)

Não seja idiota e nem finga de bobo, saíba para onde esta indo e quem esta conduzindo as coisas e sua vontade. Aprenda a saber fazer escolhas, discernir pelo conhecimento de Deus, perguntar não doi e nem faz mal, veja o que agrada ao Senhor e não tenha medo de dizer NÃO, não tenha medo de decepcionar o senhor das trevas, Deus não vai lhe deixar na mão, já vi muitos casos em que pessoas negaram os desejos e os desejosos da influência do inferno e Deus lhe preparou algo bem melhor para sua vida, por isso é melhor ficar sozinho do que mal acompanhado. Exponha tudo a luz aquilo que é oculto, aquilo que tenha uma apraência desconfiável leve para luz atravéz de questinamentos sábios. Procure não ter uma vida dupla por que um dia querendo o não a casa cai, nada fica escondido nesse mundo e o que semeamos um dia germina e aparece.

3.    Acorde do sono da ignorância. (Efésios 5, 14)

Não durma o sono da ignorância e nem se encante pelo canto da sereia e nem do “sereio” (rs). O mundo esta sendo himpnotizado nas trevas da ignorância e pensamos aproveitar vida perdendo dentro de tudo que é passageiro. A vida que sem tem aqui não é eternizada.

4.    Diligência para a vida, porque os dias são maus. (Efésios 5, 15-17)

“Ser diligente é fazer o que precisa ser feito, é não perder tempo, não acomodar-se ao ‘mais ou menos’, não buscar desculpas, não adiar. A falta de diligência pode nos levar à indolência, desatenção, moleza, desleixo, negligência, autoindulgência”. Se Deus lhe deu oportunidade então faça, não deixe para depois, não perca o foco, se a vida é uma oportunidade então vida com sabedoria, não viva como telespectador de novela. Faça o bem, bem rápido, não deixe de fazer o bem que Deus lhe capacitou para ser feito, trabalhe para expressar quem você é e para abençoar sua família e ao próximo.

5.    Onde esta sua alegria? (Efésios 5, 18-20)

Em um mundo de tantas aflições onde podemos encontrar a paz e alegria? Muitos vão para uma garrafa de vinho, de cerveja, do alcóol em geral e outros já se entupiram de remédios como a campeã de vendas ritalina e outros para intorpercentes ilegais. Onde esta sua alegria? Tudo isso acaba em libertinagem. Temos uma vida afligida e buscamos aflições com as próprias mãos aos montes, não sabemos lidar com nossas crises existênciais, de quem somos e do que fomos e para onde vamos, se fazemos de vítimas a todo momento e deixamos de construir um futuro. Quando a frustação bate a porta corremos para todo paliatívo que temos acesso fácil, os liberados e alguns os não liberados. Fé é esperar em Deus e a ansiedade é o medo de esperar que Deus vai agir.

Devemos beber do Espírito Santo e Ele nos fara ter frustos do Espírito como paz e domínio próprio (disciplina) e cantaremos poesias e não mais músicas de buteco, músicas que brotam do coração e não das aflições dessas de música idiotas que nascem todos os dias e viram sucesso para um bando de gente sem razão de vida. “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” (João 14:27)

 

Qual a diferença entre arrependimento e remorço?

Sentir remorço é sentir peso na consciência, reprovação de um ato que não deveria ser feito.

Arrependimento no ensino bíblico é metanóia, isto é, mudar de atitude, mudar de prática.

Se em 2013 você teve atitudes que não gostou, que pesou em sua consciência e no corpo, hábitos que não foi sábio, vá além de um remorço, vá até o arrependimento e procure a mudança, mude de atitude em sacrfício vivo. Seja uma atitude, viva a libardade com toda responsabilidade e experimente a verdade (Rm 12, 1-2).

Você quer ser mais um fliho das trevas em 2014?

Se não, ande como um filho da luz.

Você foi chamado a ser um filho da luz!

Feliz 2014 para todos os filhso da luz!

 

Joaquim Tiago

(31/12/13)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s