Источник http://goo.gl/K5OTU6

Equidade é a busca de igualdade, da justiça e distribuição de direitos, mesmo para os que não têm. O uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para se tornarem iguais. Equidade é uma forma justa da aplicação do direito, porque é adaptada a regra, a uma situação existente, onde são observados os critérios de igualdade e de justiça.

Iniquidade é uma grave injustiça, a iniquidade é injustiça de um pecado. A iniquidade nasce do tratamento desigual aos indivíduos e a desigualdade nasce na busca do próprio interesse em detrimento ao outro. A iniquidade ao contrário da equidade busca seus próprios direitos e os interesses como uma justiça própria.
Porque a iniquidade tem aumentado muito?

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus 24:12-13)

Sobrevivemos dentro de um sistema onde é cada um por si e o deus da meritocracia por todos. A iniquidade aumenta quando a equidade vai diminuindo. Nesse sistema mundano e diabólico a iniquidade aumenta porque a grande maioria aprendeu desde a infância a lutar e disputar buscando seu direito e seu interesse em detrimento ao outro.

Ter direitos é comum e é justo, o direito faz parte das ciências sociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade. O direito deve caminhar pela grande via da justiça.

O que é ser uma pessoa justa e com equidade? Quem pode nos ensinar sobre a verdadeira justiça, a moral e a ética?

Precisamos do maior exemplo de justiça e do modelo mais prático, o Mestre da justiça, o justo e justificador Jesus Cristo. Cristo é o justo que viveu pela fé (Romanos 1,17) e a fé foi o que o justificou, Cristo é a nossa justiça e a salvação esta em ser também aquele que não ama a sua própria vida, porém por amor entrega em favor do outro. Cristo é a justificação dos que são salvos não como um ídolo para ser tatuado, mas como a condição de vida dos justo que também levam sua própria cruz. Cristo nos ensina a ser salvos da injustiça deste sistema e viver a justiça Nele salvando-nos de si mesmo para amar. A ética do o Reino de Deus é que, aquele que busca seus direitos irá perdê-los, mas quem buscar o direito do outro encontrará a justiça.

Deus estabeleceu um Reino de Equidade com seu filho nos dando direito a vida porque o salário do pecado que é a iniquidade é morte. A iniquidade produz a morte, mas equidade salva vidas.

A multiplicação da iniquidade tem feito o amor de muitas pessoas se esfriarem e outros a perderem a fé que também é a esperança, a iniquidade busca uma injustiça individualista, narcisista e egoísta, onde muitos já não sabem mais o que é ser um humano, um homem e uma mulher que não se prostitui. Ou voltamos a Cristo e descobrimos que a fé nos fará pessoas justas obedecendo a vontade do Pai, ou viveremos experimentando o gosto amargo da injustiça buscando cada um a sua justiça particular.

“Não suporto os encontros religiosos de vocês. Estou cheio dos seus congressos e convenções. Não me interessam seus projetos religiosos, Seus lemas e alvos presunçosos. Estou enojado das suas estratégias para levantar fundos, das suas táticas de relações públicas e criação da própria imagem. Não suporto mais sua barulhenta música de culto ao ego. Quando foi a última vez que vocês cantaram para mim? Alguém aí sabe o que eu quero? Eu quero justiça — um mar de justiça. Eu quero integridade — rios de integridade. É isso que eu quero. Isso é tudo que eu quero.” (Amós 5:21-24 – A Mensagem)

Joaquim Tiago Bill
(25/11/14)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s