pastor

“O ladrão só vem para matar, roubar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” (João 10:10)

O ladrão quando invade um aprisco de ovelhas só pensa em matar, roubar e destruir. O pastor não precisa invadir, ele entra pela porta da frente e as ovelhas reconhecem a sua voz.

Quantas ovelhas estão morrendo nesses dias na mão de salteadores!

Jesus nessa comparação usa a figura mais simples e prática em relação à condução, cuidado, orientação e serviço dedicado a vidas – o pastoreio. Tudo muito diferente dos fariseus que os acusavam.

Qual o serviço de um pastor? Ele é como um homem do campo que trabalha levando para alimentar o rebanho e fica em vigília, após o dia guarda as ovelhas no aprisco, além de tratar as feridas, cortar o pelo e defender do ataque dos predadores, dos lobos.

Neste período de Cristo as ovelhas conheciam seus pastores pela voz e cheiro. No nascimento de um filhote o pastor colocava a ovelha em seus ombros para ir se acostumando e habituando com ele.

Jesus Cristo é nosso bom pastor. O bom pastor não trabalho pelo salário, ele da a sua vida pelas ovelhas.

Pastor não é um título, pastor é uma função, é o nome função e ele desempenha seu papel de orientação, cuidado e liderança. As ovelhas além de reconhecer a voz do pastor o seguem, vão após ele na sua condução e orientação.

Todo chamado e vocação custa uma vida e dura todo o tempo. Nosso Bom Pastor que é Cristo é o maior exemplo entre todos, foi à porta verdadeira, entregou-se, ele deu algo que ninguém poderia tirar e retomando o que é de Deus, sua própria dedicação.

Paulo cuida de um pastor no início das suas funções, ele aconselha e prepara seu filho na fé para liderar e dirigir um rebanho. São duas cartas com profundas considerações entre lidar consigo mesmo, lidar com a palavra e lidar com os outros. O desafio de Timóteo é saber que nos últimos dias tudo seria muito difícil – “Não seja ingênuo. Tempos difíceis vêm por aí. À medida que o fim se aproxima, os homens vão se tornando egocêntricos, loucos por dinheiro, fanfarrões, arrogantes, profanos, sem respeito para com os pais, cruéis, grosseiros, interesseiros sem escrúpulos, irredutíveis, caluniadores, sem autocontrole, selvagens, cínicos, traiçoeiros, impiedosos, vazios, viciados em sexo e alérgicos a Deus. Eles vão fazer da religião um espetáculo, mas nos bastidores se comportam como animais. Fique longe deles!” (2Timóteo3,1-5).

Como ser um bom pastor e enfrentar o ladrão e os lobos dentro desse contexto? Os que vêm para roubar, matar e destruir vão fugir. Os predadores vão farão um banquete. Os lobos e os ladrões estão por todos os lados e a atenção e vigilância precisa ser constante, sem medo. Tarefa nada fácil para mundo moderno onde as cercas são plurais, maiores e frágeis de mais.

Os ladrões tem voz de engano, não passa pela porta e pula o aprisco, saltadores. Para enfrenta-los a ovelha precisa identificar quais são as vozes que nos chegam aos ouvidos, quem fala e o que ele quer dizer. Um bom pastor você identifica pela tom, pelo chamado e como conduz seu rebanho para o cuidado.

Os predadores, os lobos, somente o pastor consegue perceber, as ovelhas não tem visão e função para dominar a situação. Os predadores ficam as espreitas, são manipuladores e pode surpreender quando surgem. O pastor tem que enfrentar ou fugir. Se for o ladrão invasor foge, o verdadeiro pastor fica e parte para luta, expulsa o lobo.

Se auto pastorear é a escolha de não ser conduzido e nem querer direção, voltar-se a si como seu próprio guia. Quem não precisa de pastor certamente sabe onde buscar alimento, sabe lidar com o ladrão e se defender do lobo, ou pelo contrário, já foi tragado por um dos dois. Roubo de memória, roubo de esperança, vida espiritual tragada e escravizada por lobos que se alimentam dos vícios.

Que papel você é nessa história? Não faça papel de vítima! Identifique o pastor, perfeito somente o bom pastor. Sem pastor tudo é risco, existem lobos que se vestem de ovelhas e está no meio do rebanho, como perceber? O lobo não gosta de pastor, mas pastores e lobos gostam muito de ovelhas. Existem pastores que são salteadores, ladrões que invadem a cerca, só querem roubar e destruir. Saiba identificar a voz do pastor e certamente ficará longe dos lobos e dos ladrões e poupará sua vida.

Joaquim Tiago
(02/03/15)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s