Cada cultura tem o seu deus, cada cultura tem sua religião e cada cultura tem suas crenças e rituais, cada cultura tem a sua fé.

A religião esta mais presente no mundo do que podemos imaginar. O único problema é que mudamos de deus e de culto a todo o momento, mudamos de deus conforme as necessidades que temos, o mais poderoso, o deus da paixão, o deus dos tesouros, do vinho, da guerra e do “olho gordo”. Vamos mudando tentando receber os benefícios e negociar com as entidades e autoridades do poder sobrenatural presente.

Vivemos numa cultura religiosa montada em seus cultos entre grandes deuses, o mais cobiçado é o deus Capital Financeiro. Atribuímos sacrifícios, dons e talentos para servir a um ou ao outro e esperamos de ambos os presentes.

Talvez pudessem ter apenas uma única religião cristã que adora um único Deus. Porque Deus então permitiu tantas igrejas religiosas cristã? Ele ainda não respondeu. Mas as mesmas pessoas têm culturas diferentes, tem modos diferentes no fazer religioso, tem visões do mundo de modo diferente, tem suas interpretações e nenhuma esta isenta, principalmente a ortodoxa européia racionalista.

Acredito que o Pai de Jesus Cristo continua sendo o mesmo, seus modos de ser acaba em qualquer cultura, só é estranho e muito complicado quando a religião tenta fazer de Deus e a fé o seu poder capital humano.

O poder de Deus é todo o seu amor e nossa religião sincera deveria ser: “… Cuidem dos necessitados e desamparados que sofrem e não entram no esquema de corrupção do mundo sem Deus.” (Tiago 1.27)

Joaquim Tiago Bill

(11/12/15)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s