rede solitaria

“O paradoxo que se cria aqui é o de uma pessoa solitária em uma multidão de solitários na mesma situação.” (Zygmunt Bauman)

Para o filósofo e sociólogo polonês existe uma grande diferença entre o conceito de “rede”e “comunidade”. As relações sociais entre pessoas tem caracteristicas distintas – “Enquanto em relacionamentos pessoais, face a face, a desconexão, o fim de um relacionamento é normalmente difícil e frequentemente doloroso – pelo menos para uma das partes –, a desconexão na internet é mais fácil do que deveria ser. Está a um desfazer amizade, deixar de seguir ou bloquear de distância.” (Idem)

Estamos buscando um certo tipo de redenção nessa vida moderna, corrida e sem sentido. Nessa “falta” de tempo com o individualismo evoluido a seus extremos e capitalizado, caminhamos cada vez mais rápido para grande solidão.

Uma relação social solitária nesse mercado se transformou em um bem de consume, onde vc tem o poder de se mostrar aparentemente satisfeito e ainda pode escolher com quem você quer relacionar, bloquear e até desfazer a amizade. Você pode escolher para quem vai demonstrar a sua satisfação com a vida.

Como o profeta mesmo esclareceu, a rede social se transformou em uma multidão de solitários, deprimidos, angustiados postando imagens e temas, onde tudo parece muito bem, por que é apenas uma rede e não um comunidade. A comunidade é reveladora, na comunidade não há maquiagem.

Rede social não é redenção para ninguém, não vai redimir sua solidão. Rede social nos ajuda muito na comunicação, mesmo a comunicação se transformando em jogo de marketing, mas quando a maquiagem se desfaz, infelizmente estamos vendo um mundo terrívelmente doente e o que é pior, só.

Vive em comunidade requer sacrificio, mas depois de todo sacrifício verdadeiro o perdão e humildade nos leva a redenção.

“Mas nos deram espelhos;
E vimos um mundo doente.”
(Índios – Legião Urbana)

Joaquim Tiago Bill
6/7/16

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s