lavando-os-pes

“O topo da inteligência é alcançar a humildade.” (Textos Judaicos)

A humildade não vem com um simples falar, os maiores significados estão na atitude que pode alcançar suas expressões. A humildade nem sempre aparece porque ela está sempre se negando.

A atitude do humilde é ter consciência das próprias limitações; modéstia e simplicidade.

Somos uma geração que vive da sua imagem, da apresentação, da quantidade, se não é todos, pelo menos atinge a grande maioria. É a vaidade, ser envaidecido de algo, de si, da existência. Buscar auto suficiência, auto promoção, se auto gerir pela vida e não ter que depender da ajuda. O grande perigo da soberba é tentar viver apenas por si.

Buscamos mecanismos e meios para se tornar independentes, mecanismos para gerir a própria vida de forma que garanta a liberdade e não precisar ter que responder a alguém, da conta do que se faz. Não queremos depender de donos, de financiadores, de empregos, de líderes, da política e de família. Dependentes não querem mais ser controlados e todo o controle aqui nessa terra é sempre por vias do opressor e pode se tornar humilhante.

Um sistema de opressão passa pela atividade de muitas humilhações.

Doutro lado, o humilde não é o que não tem alguma vaidade, o humilde não é aquela pessoa que suporta humilhação por toda sua vida, não pode ser sempre maltratado, miserável e “feio”. Isso tudo pode se tornar também uma outra forma de vaidade de quem escolheu ser feio e sofredor para tentar projetar uma imagem de humilde. Um estilo de aparente negação de si, mas gostando de parecer “simples”, uma pessoa sem “paixões”. Um vaidoso de seu sofrimento, de sua aparente simplicidade pode no fim ser o mesmo arrogante disfarçado, miserável de si.

Numa tentativa de significado, o humilde é quem consegue ter controle consciente de suas paixões, suas vaidade, da sua auto suficiência; o humilde reconhece e briga contra si para controlar o seu orgulho. Na humildade eu reconheço quem sou, o que devo ser para lutar e controlar minha auto suficiência. Humilde aprende quando dizer não e dizer para si mesmo.

Tudo que conquistamos e somos não é um grande problema, o problema é como lidamos com quem somos, lidamos com o que conquistamos ou temos. Como controlamos nossos temperamentos e sentimentos. Como lidamos consigo, com o outro e com Deus.

Quanto mais conhecimento, dinheiro, posição social conseguimos ou nos é acrescentado, tudo isso deveria nos dar as obrigações para ser mais responsável, para ajudar, responsável de contribuir, de partilhar ao outro.

O que aprendemos com Cristo?

Participar do seu sofrimento, da sua humilhação (1Pedro 5), porque ele tinha todo poder, mas se controlou, foi humilde, se humilhou. (Filipenses 2) Nada tirou Jesus Cristo de sua missão, de seu propósito.

Pessoas querem ser de Cristo mas ainda querem ser auto suficientes, se auto salvar e se auto estabelecer, essas pessoas precisam se converter. O centro do evangelho está em Cristo e Nele a humildade. A igreja de Cristo é feito de pessoas humildes!

Deus tratou várias vezes com seu povo e servos para nos tornar humildes. Somente os humildes herdarão o reino de Deus. (Salmo 37 – Mateus 5,5).

Caminhamos em uma terra de desumanidade, de arrogância, ganância e auto suficiência, independência e individualização. Em Cristo vemos, entendemos e sabemos que somos o novo sacrifício, um sacrifício consciente (Romanos 12). Em Cristo e os que estão Nele estão também participando do seu sofrimento, da sua humilhação, esse é outro caminho. Jesus se controlou negando a si em obediência ao Pai. Em humildade seus discípulos também caminham, levando cada um sua cruz sem obrigações, mas controlando e se negando, transformando a sua natureza e reconhecendo que a vontade do Pai é melhor que a sua.

Joaquim Tiago Bill

(1/11/16)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s