O Cristo que nos convém

 

“É desnecessário ficar tentando provar algo a alguém. As pessoas tomam como verdade aquilo que lhes convém.”

(Autor Desconhecido)

O grande pedagogo, o mestre Paulo Freire nos ensinou sobre a relação dialética do conhecimento. Tanto professor ou orientador como aluno ensinam e são ensinados. “Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. ‘Os homens se educam entre si mediados pelo mundo’, escreveu” (Ferrari, 2008).

O ensino, a cultura e a aprendizagem são compartilhados. Adquirimos para o nosso conhecimento o que julgarmos necessário, interessante e bom ou em outras palavras aquilo ou a “verdade” que nos convém. Aprendemos; mesmo que seja apenas para ser aprovado em algum teste.

O conhecimento é construído durante a vida e ninguém é vazio do saber, cada um carrega uma cultura e um histórico pessoal.

Em nossas relações sociais estamos produzindo uma grande dialética, compartilhando conhecimentos, as pessoas estão se educando (ou não) e no fim, todos acabam tomando para si a verdade ou a sua verdade.

 

Verdades líquidas

O sociólogo Zygmunt Bauman cunhou o termo “Modernidade Líquida” para designar o tempo atual da vida social, das idéias, das atitudes, das relações. Nesse atual estágio “líquido” da modernidade, os líquidos são deliberadamente impedidos de solidificarem. A temperatura elevada das mudanças, a vontade de transgredir, de substituir não dá tempo para nada se solidificar, nem as relações. (Bauman)

Os conhecimentos se desfazem e se refazem hoje na velocidade de uma postagem e no rolar da mensagem na “time-line” do Facebook. Rapidamente as verdades se liquidificam ou entram em estado gasoso. Numa sociedade que enfrenta sua liquides e falta de solidificação o que convém em minutos se desfaz noutro e é substituído. Somos convencidos de uma mudança sem fim.

 

Qual verdade de Cristo que nos convém?

Possuir uma verdade sobre Cristo, uma universalidade sobre sua vontade e mensagem na pluralidade dialética dos pensamentos e informações não substitui quem Ele de fato É.

Quando Cristo esteve aqui entre os povos, diante da busca de todos pela luz do verdadeiro conhecimento, compartilhou sua vida, quem é a sua pessoa. “Eu sou a verdade” (João 14) Não somente a verdade como também o caminho que possibilita a vida, a real humanidade. O que nos convém Dele?

O apóstolo Paulo nos fala que o desejo de Deus é nos transforma a imagem do seu filho, assumir a sua verdadeira condição de vida, essa também é a salvação. O propósito da salvação é nos transformar a imagem de Cristo seu filho. (Romanos 8.28,29)

Quando contemplamos a glória do Senhor, vamos sendo transformados também a sua imagem e nos tornamos um espelho que reflete a sua glória. A glória de Cristo nos transforma em um espelho que reflete sua imagem, a imagem Dele em nós. (2Coríntios 3.17,18)

Quem hoje esta convencido a negar a si mesmo para seguir a verdade de Cristo? Quem vai negar a si mesmo tomando também seu sacrifício, sua cruz? Quem foi convencido pela causa do evangelho? (Marcos 8.34-38)

Na dialética dessa sociedade e desse sistema, neste contexto social líquido, todos estão apenas convencidos em ganhar a sua vida na contramão de Cristo, de quem Ele É. Como a verdade de Cristo permanecerá na mudança de uma vida sem sentido? O mundo e as religiões têm buscado um deus que lhe convém, convenientes as suas necessidades individuais. (Jeremias 7)

Jesus Cristo é a verdade que incomoda e o conhecimento que nos transforma! O mundo pode mudar de forma, Cristo continua o mesmo, ontem, hoje e eternamente.

Uma grande batalha esta sendo travada na mente das pessoas que ainda conseguem raciocinar sem a alienação da sua vontade. Uma guerra nos olhares, nas escolhas e determinação.

A proposta aqui não é ficar tentando provar a única verdade ou qual deus convém, isso pode ser até desnecessário, mas uma pergunta precisa ser compartilhada:

Quem é que te convence?

Quem pode te convencer do erro, da paz e lhe gerar uma boa consciência?

Joaquim Tiago Bill

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: