O tanto que quero ser feliz

Em busca da tristeza não há muitos. Maioria está em busca da felicidade.

Nessa jornada na busca pela alegria, o contrário parece que funciona muito melhor. A tristeza está em busca de alguém, mesmo quem não a quer. Ela vem desgovernada. Troço ruim.

Acompanhamos e curtimos os que ensinam ser feliz, ou, pelo menos, prometem. Postando momentos de sucesso, divulgam superação e conquistas. Na fórmula social, estar feliz, é quase que uma obrigação. Infelicidade não da views e nem likes.

No universo dos desejos para felicidade, há uma infinidade deles. Recomenda-se tantos, para, enfim, quem sabe não precisarmos desejar mais. No mercado dos significados, mesmo caros, os caprichos são parcelados, podem trazer a porta da esperança, com limite que dure uma garrafa, ou um espaço de tempo.

Nessa engrenagem de pensamentos, ainda há aquele que diz: feliz é meu vizinho(a), feliz é meu amigo(a).
Porém, o desejo é a nossa vida. Do contrário, viver sem ele, pode ser, não querer a própria vida. Desejar que a felicidade seja e permaneça na vida.

Para o psicanalista Jacques Lacan – “O desejo é a essência da realidade”.

Diz o poeta: “Quando você ficar triste, que seja por um dia / E não o ano inteiro / E que você descubra que rir é bom /. Mas que rir de tudo é desespero” … (Amor pra Recomeçar, Frejat).

Para Guimarães Rosa, “felicidade se acha é em horinhas de descuido”.

Apesar de todos os bons desejos e os maus também, ainda não encontraram a fórmula secreta da felicidade. A tristeza pode alcançar qualquer pessoa, até os que não tem motivos para tanto.

Na jornada da vida que clama por alguma razão que dê sentido, a falta precisa ser elaborada, a angústia merece um enfrentamento.

A infelicidade pode nascer dos desejos, mas viver é desejar, não ser infeliz. Talvez teremos que repensar ou descobrir o que desejamos.

Existe uma sabedoria bíblica que pode ajudar:

“Que a sua felicidade esteja no Eterno! Ele lhe dará o que o seu coração deseja.” (Salmo 37.3-4)

Joaquim Tiago

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑