Um culto racional é um culto onde temos consciência do que estamos fazendo, não depende apenas das nossas emoções mas das nossas decisões (Romanos 12, 1). Acredito que decisões contém emoções, mas decisões não podem ser feitas com emoções.

Decisões partem da fé, da convicção, do conhecimento de Deus e do que acredito para toda a vida integral.

Estou cansado de ouvir pessoas dizerem que não sentiram nada para ofertarem sua vida e tudo o que se é a Deus. Sentiu o que meu filho(a)? Sentimentos não são decisões e variam a todo momento. Existem especialistas em marketing que manipulam pessoas pelos sentimentos e emoções, é só você ficar acompanhando propagandas e quantos sentimentos não vão surgir, quantos desejos. Assistir apresentadores de programas como Caldeirão (do inferno) para acompanhar histórias e se emocionar – o Brasil esta repleto de gente sofrida.

O que nós fazemos com toda a nossa vida foi porque assim decidimos conscientemente ou inconscientemente sentindo.

Mesmo que em muitos momentos não estejamos se sentindo bem podemos tomar nossas decisões, ou sendo emocionalmente afligido pela perseguição de uma cultura desgraçada (sem a graça) podemos sermos consciente de quem somos e o que queremos.

Ninguém que é disciplinado fica procurando emoções para fazer dieta, no início o grande sentimento é de muita fome e ai tudo parte da decisão equilibrada, o corpo tem que acompanhar, o organismo recebe o comando e vai ter que se habituar.

Uma pessoa (todos nós) que tem uma natureza pecaminosa infelizmente não vai sentir vontade de não pecar e nem ser emocionalmente contagiado por um vontade profunda de fazer o bem (Romanos 3,23), ou você muda juntamente com/na ação do Espírito Santo e toma uma atitude de salvação, de ser salvo para a vida, ou você será sempre enganado por si mesmo. Arrependimento é mudança de atitude e não remorso ou o que chamamos de peso na consciência.

Cuidado com seu sentimentos, principalmente o de vítima das circunstância, cuidado com suas emoções, você pode esta sendo enganado, sem consciência, decisão e fé é impossível agradar a Deus (Romanos 1,17).

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:12-13)

Joaquim Tiago
(23/11/2013)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s